Tratamento de Canal

A endodontia é uma especialidade destinada ao diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças que atingem a parte interna do dente: a polpa, a raiz e os tecidos periapicais. É uma das áreas da odontologia fundamentais para a saúde da boca, principalmente para o sucesso dos tratamentos de reabilitação oral.

O tratamento endodôntico está indicado em casos onde o dente foi acometido por cárie e esta atingiu os tecidos da polpa dentária causando uma inflamação ou até mesmo a morte desses tecidos. Indicado também em fraturas dentárias com acometimento da polpa, trauma dentário ou ortodôntico, lesões endo-periodontais, necessidades protéticas e outras patologias endodônticas.

O tratamento endodôntico (conhecido também como tratamento de canal) se trata da remoção dos tecidos da polpa dentária que se encontra em processo inflamatório irreversível ou em necrose, seguido do preparo e preenchimento adequados do sistema de canais (onde a polpa se localiza). Nos casos em que há necessidade desse tratamento, normalmente está presente uma infecção do sistema de canais radiculares que, se não tratada, pode causar um abcesso periapical (acúmulo de secreção purulenta nos tecidos ao redor da raiz dente) que com sua progressão causa destruição óssea que pode prejudicar a manutenção do dente na boca culminando na extração deste dente. Em casos onde o abscesso se instala é necessária a drenagem deste abscesso com troca de curativos intra-canais.

Após a remoção dos tecidos inflamados, infectados ou mortos, o sistema de canais é preparado com o objetivo de promover um adequado preenchimento e selamento dos canais e impedir que haja nova infecção.

O avanço tecnológico permitiu que novos materiais, equipamentos e instrumentos estivessem disponíveis para a área da endodontia a realização do tratamento endodôntico. Aqui na Clínica Amarante, utilizamos essas tecnologias e instrumentos, permitindo que o seu tratamento ocorra em uma sessão única de atendimento, na maioria dos casos.