Periodontia

É a especialidade da odontologia que estuda e trata as doenças do sistema de implantação e suporte dos dentes chamado de periodonto. Este sistema é formado pelo osso que suporta os dentes chamado de osso alveolar, pela gengiva que circunda os dentes e pela ligação entre o dente, gengiva e osso. As alterações patológicas do periodonto são chamadas doenças periodontais e conhecidas como gengivite e periodontite.

A doença periodontal geralmente é indolor e o paciente pode não saber que tem o problema até que sua gengiva e osso de suporte estejam seriamente comprometidos, por isso a importância de ir regularmente ao dentista. Quando em estágio inicial a doença periodontal pode ser tratada com raspagem e alisamento radicular. Durante um exame clínico é feita uma análise do tecido gengival para verificação de problemas periodontais. A inserção óssea ao redor do dente é medida por um instrumento chamado de sonda periodontal e em casos de perda óssea e doença periodontal a profundidade da sondagem aumenta sendo que esta profundidade normal de ser de 3mm ou menos. A perda óssea e inflamação do tecido gengival normalmente ocorrem devido ao acúmulo de placa bacteriana e tártaro na região. As toxinas liberadas pelas bactérias são as responsáveis pela inflamação gengival tornando o meio mais ácido e propiciando a perda de osso.

Raspagem e alisamento é um método de tratamento da doença periodontal usado quando a profundidade de sondagem é maior do que 3 mm. A raspagem é usada pra remover a placa e o tártaro ou cálculos dentários que estão abaixo da linha da gengiva, já o alisamento é feito para permitir que o tecido gengival cicatrize e também dificulta o acúmulo de placa sobre as superfícies radiculares.

A remoção da placa e  do tártaro de toda a profundidade de sondagem é realizada por meio de instrumento manual ou com um limpador ultra-sônico. As superfícies da raiz do dente são, então, alisadas ou planificadas.

Manter uma boa higiene bucal e fazer acompanhamento continuado são essenciais para evitar a doença periodontal e a possibilidade de  sua recorrência.