Odontologia do Esporte

Odontologia do Esporte

Protetores bucais personalizados:

 

O uso do protetor bucal para esporte entre atletas deve ser estimulado. Ele protege dentes, lábios e língua contra injúrias ocorridas durante treinos e competições. Em pacientes jovens o grande desafio está na estimulação do uso de protetores bucais para esporte. Observa-se a grande incidência de injúrias contra, principalmente, lábios e língua quando este atleta em tratamento ortodôntico não faz uso de um protetor bucal para esporte individualizado e específico para ortodontia.

 

Por que usar protetor bucal personalizado?

 

De acordo com estudos divulgados pela ADA (American Dental Association), mais de 5 milhões de dentes são avulsionados (saem completamente da boca) por ano, e a prática esportiva é responsável em média por 39% desses casos. A utilização de um protetor bucal é a melhor maneira de prevenção, porém, quando falamos em protetores bucais, surgem diversas dúvidas na cabeça dos atletas e também de alguns dentistas. A maioria dos atletas ainda compram seus protetores em lojas de departamentos esportivos. Esses tipos de protetores não protegem da forma anunciada, uma vez que seu material (silicone) não apresenta absorção de impacto nem dissipação de forças.

 

Por isso, a melhor opção de protetor bucal é o personalizado confeccionados por cirurgiões-dentistas especializados, são utilizados materiais que proporcionam melhor absorção de impacto e dissipação de forças. Além disso, não atrapalha a fala e respiração e possibilita uma customização ao gosto do atleta.

× WHATSAPP AQUI!